Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Contagiando



Toda doença contagiosa começa em uma pessoa, depois passa para a segunda, que se transforma em quatro e assim vai... Já me disseram que faço comparações e dou exemplos insanos, e esse foi um deles.
Ontem tive uma experiência muito legal iniciada por mim acompanhado de 2 amigos muito queridos meus, Mineiro e Flip. estávamos na faculdade e como de costume na hora do intervalo o Flip propôs a saída da sala pra ficarmos discutindo assuntos alheios lá fora como costumamos fazer também, ontem eu não quis fazer isso e falei para irmos "encher o saco" das meninas do outro lado da sala, obviamente nós tinhamos uma certa amizade com alguma delas e com outras não.

Chegamos até elas e fomos nos enturmando aos poucos, com nossas palhaçadas de sempre fomos fazendo-as rir e brincar também. Até mesmo as que nem conversavamos muito caiam na risada. Eu me sinto bem com este tipo de situação e ambiente. Então comecei a fazer um teste, puxar assuntos mesmo que fosse brincando com elas pra ver no que dava.

Em pouco tempo, percebi que elas já se abriram mais com a gente e não posso dizer com certeza o porquê, se foi por um certo afeto no momento, se realmente nos viram de outra forma, enfim...
Na saída da faculdade o próprio Flip veio comentar comigo que foi muito legal o que nós fizemos, que foi uma espécie de enturmação, fomos pegando uma a uma devagarzinho e trazendo pra "dentro" do "grupo". Logo depois desse comentário eu já pensei neste post de hoje e resolvi fazê-lo assim que possível e cá estou.

Vamos pensar juntos... Somente passe adiante no texto depois de responder cada uma das perguntas. Se fossem pessoas que você leitor não fosse conviver por tanto tempo(no meu caso, 4 anos se não houverem desistências) ou no mesmo ambiente todo dia, vocês iriam tentar manter um diálogo? Se fosse um total desconhecido você faria o mesmo? Ele te aceitaria com naturalidade? Quantas pessoas você conhece que fariam isso na rua e uniriam outras pessoas?

Acredito que a maioria das respostas foram negativas, assim como as minhas também seriam. É impressionante como nós evoluímos e nos diferenciamos no mundo animal, conseguimos uma capacidade maravilhosa de nos comunicar, mas não o fazemos. Isso é até uma coisa triste no meu ponto de vista.
Voltando ao exemplo dado no início desse texto, se todos considerassem essa necessidade de comunicação como uma doença contagiosa e fizesse questão de infectar a pessoa ao lado, e as pessoas no mundo deixassem de se vacinar e/ou criar anticorpos para essa doença imagine o quão mais saudável o mundo seria graças a este pequeno espirro cheio de vírus de companheirismo, compaixão, afeto...

Costumo dizer que a maioria dos problemas do mundo poderiam ter sido evitados com um simples diálogo claro, sem interesses, sem vontade de passar a perna na pessoa nem nada, simplesmente uma troca de idéias que poderiam ser equilibradas e resolvidas.
Ontem eu e meus dois amigos contagiamos 7 pessoas, que podem contagiar mais 7 e assim sucessivamente.

______________________________________________________



The Black Eyed Peas - Union (Tradução)

[Refrão]Um por todos, Um por todos
E todos e todos por um

Comecemos a união, chamando todos os humanos
É um por todos e todos por um
Vivamos em harmonia, chamando todo cidadão
É um por todos e todos por um

Nós não queremos Guerra – não posso aceitar mais
nenhuma
É com certeza um tempo drástico
Nós precisamos de um antídoto e uma cura
Porque nos faz pensar que Maomé adquiriu um problema
com o mundo inteiro
Nós não queremos Guerra - imagine se qualquer profeta
estivesse vivo
Em nossos dias entre você e eu
Você acha que eles teriam a mesma opinião que você e
eu temos
Ou eles se sentam e contemplam o por que
Nós vivemos deste modo, agimos e nos comportamos deste
jeito
Nós ainda vivemos em tempos primitivos
Porque a paz com o objetivo de Guerra não pode ser o
jeito
Não existe nenhuma maneira, de modo que as pessoas só
querem ser homens
Perceba que você não pode mudar o mundo sozinho
E entenda que nós somos iguais
Assim quando eu contar até três vamos mudar

Refrão

Não é tempo de buscar grandes filosofias
Eu raramente deixo minha mente ser levada pela maré
Eu recebi o financiamento, adquiri três crianças no
colégio
O que você está dizendo é verdade, mas realmente me
preocupo por dentro
Eu mudaria o mundo se eu pudesse mudar minha mente
Se eu pudesse viver além de meus medos
Trocando integridade por toda minha insegurança
Trocando o riso por meu choro

Refrão

Eu não sei, todos nós na verdade nos afastamos
No meio de toda esta situação negativa
Dividido por convicções, religião e lugares
diferentes
Porque nós não entendemos o ponto de nossa missão?
Porque continuamos a matar um ao outro, qual é a
razão?
Em sua opinião Deus nos fez todos iguais
Tomara que pudesse fazer musica como uma religião
Então nós conseguiríamos juntos harmonia nesta missão
Escute, eu sei que é realmente difícil fazer mudanças
Porém dois de nós poderiam reorganizar esta praga
Utilizando todo o poder em nossas vozes
unto nós uniremos e faremos a escolha certa
E lutar pela educação, salvar a próxima geração
Reuna-se como um
Eu não entendo por que isso nunca acaba
Assim mudemos a partir de um


Isto exige um, só um
E então um segue o outro
E então outro segue outro
Na próxima vez você saberá que conseguiu um bilhão
Pessoas que fazem coisas maravilhosas
Pessoas que fazem coisas poderosas
Mudemos e façamos algo poderoso
A integração pode ser uma coisa maravilhosa

Refrão

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Sempre na medida


Vamos falar de amor? Eita assunto complicado, não é?
Não sou nenhum Don Juan, e também não sei tudo sobre isso. Na verdade, não sei nada.
Amor e ódio, supostamente sentidos opostos porém estão sempre juntos, ligados. Ambos são sentimentos destrutivos de certa forma. Mas para todos o mais maravilhoso é o amor.

O amor é o sentimento "gatilho" que dispara todos os outros sentimentos. Sabe aquele sorriso que você dá quando você vê a pessoa amada? Foi o amor que fez o disparo! Sabe aquele friozinho na barriga momentos antes de ver seu amor chegando? Adivinha quem fez?

Apesar de toda essa beleza e mágica que apresentei, tenho dúvidas em relação ao amor. Como podemos dizer que é amor sendo que ele não se apresenta, não é uma coisa que fica na cara de que está ali. Geralmente ele chega do nada e some da mesma forma. Muitas pessoas chegam a nem ter tempo suficiente de chamá-lo pelo nome certo.
Como se identifica esse sentimento? É muito complicado! A gente simplesmente vai lá e diz que está amando, a gente sente uma coisa tão boa que nos faz declarar à nossa amada(o).

Aí vem outra questão, tem gente que odeia por amor... Estranho, né? Tem gente que mata por amor. Mas afinal, você ama a pessoa a ponto de criar um sentimento tão odioso? Você odeia tanto a pessoa por amá-la? Não faz muito sentido, mas acontece. E se pensarmos que ódio e amor são exatamente a mesma coisa, só que com medidas distintas?

Quando se dá pouco amor a alguém esse alguém ficará triste, a tristeza começa a corroer a pessoa por dentro. Aí vamos para outro sentimento, a tristeza.
A tristeza é um sentimento traidor, ela te trai na hora em que você está fraco. Como assim? Ela te corrói por dentro, em seguida você começa a se sentir só e vazio, e vem os questionamentos:

- Por que eu? / Por que comigo? / O que eu fiz de errado? / Ela não me ama mais?

E é aí que ela te derruba, ao ser derrubado o ser humano tem seu instinto mais primitivo ativado, a vingança, a vingança o torna violento e traz o ódio após ver a felicidade que você já não sente mais, mesmo estando junto da pessoa que você ama. Sim, quanto mais se analisa ou pensa, mais complicado fica...

Por outro lado, quando se dá amor de mais existem dois caminhos... Obsessão que também gera ódio caso você pense em fazer algo sem avisar, e temos também o lado da parceira(o) enjoar da sua melação, que também gera ódio para a pessoa que deu amor porque ela chegará naquela fase das perguntas:

- Eu dei todo o amor que eu pude para ela(e), como ela(e) foi capaz de fazer isso comigo?

E o resto vocês já sabem...

Porém, quando se dá esse amor na medida certa o equilibrio começa a existir entre todos os sentimentos. Tudo que é de menos acaba rápido, tudo que é de mais vai sobrar, estragar, transbordar e isso também é ruim. Quando se está na medida certa, ao mesmo tempo que o conteúdo é consumido, ele também é reposto. Se não for consumido sempre estará lá na medida certa e não irá ser derramado em vão. Isso eu acredito que seja o certo.

Se eu realmente sei o que é amar, então eu acredito que seja não se desgastar de mais e nem se dar de menos por alguém. E sim dar o suficiente para que a pessoa se sinta feliz, bem e livre para quando se sentir à vontade, te devolver tudo na medida que você precisa.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Obrigação


Sempre fui uma criança assumida. Por mais que o tempo passe e eu envelheça, eu mantenho minha infantilidade. Prefiro isso do que ficar me queixando quando não puder mais tê-la como vemos muitas pessoas por aí fazerem isso.
Recentemente (Não tem nem um mês ainda) comprei um Nintendo DS, um pequeno video game portátil. Obviamente fiquei feliz da vida! Nunca tive um video game que fosse só meu, foi meio que um sonho realizado, sabe?

Enfim, eu cheguei a mostrar para algumas pessoas até que o comentário de uma delas me fez refletir, a primeira impressão foi de que ela adorou o pequeno jogo, depois pareceu uma crítica, os dois comentários foram estes:

- Ai, que gracinha!

- Homens e seus joguinhos...

Assumo que não sei se foi uma critica (depende de ponto de vista). Agora vamos aonde eu quero chegar...

Sempre reparei e também é comprovado cientificamente que as mulheres amadurecem mais cedo que os homens. Ótimo, verdade! Mas eu comecei a pensar... Isso não é apenas uma coisa de gene ou ciência, é uma espécie de obrigação natural, uma espécie de lei do universo.

A mulher tem a OBRIGAÇÃO de amadurecer mais cedo.
O homem tem a mesma obrigação, só que de manter sua infantilidade. Acho que isso é uma espécie de lei porque o destino e sonho de uma mulher é ser mãe, e se repararmos bem as mulheres são mães desde pequenas, cuidam de suas amigas mais "fracas" e acabam tendo um namorado pra cuidar. Enquanto ela pensa em casamento, ele pensa em futebol, jogos e etc...
E a "mãe" está com ele pra ensiná-lo. O homem só amadurece quando está na hora de deixar sua infantilidade como herança, você vê no olhar de um homem que vai ser pai o quanto ele amadureceu de uma hora para outra, e é aí que ele cai em si e assume a obrigação de ensinar seu(s) filho(s) a aproveitarem suas infâncias.

Depois do comentário dessa mulher, eu fiquei imaginando que ela não conseguiu aproveitar sua infância enquanto pôde e hoje ela tenta esconder a menina que se foi mais cedo e agora quer voltar, nem que seja só pra tirar um pouco aquela seriedade do dia a dia na qual ela adquiriu com esse amadurecimento forçado da mulher.
Posso estar errado, mas também posso estar certo. Lembra dos 50% que mencionei no outro post?

Com isso eu chego a conclusão de que as mulheres deveriam aproveitar mais esse período que é tão curto para elas, a infância. E os homens não deveriam tentar parecerem mais maduros prematuramente, as mulheres precisam da criança que somos para poderem se tornar uma ótima esposa e mãe no futuro. Não tem pra que acelerar o rumo das coisas.
A mulher que diz não gostar de brincar é porque não conseguiu fazer isso a tempo, o homem que disser que não é infantil é um grande mentiroso.

É assim que eu acredito que seja.